Disciplina sem palmadas

por Luana Martins/ Bolsa de Mulher
Ela se sente frustrada, bate o pé e abre o maior berreiro. Tudo deve funcionar a seu bel-prazer e ai de quem a contrariar. Estamos falando de uma criança sem limites, sem noção de certo e errado, que não sabe até onde pode ir e testa.
Os pais, em contrapartida, trabalham fora e acompanham pouco o dia a dia da criança. A escassa convivência deixa lacunas de entendimento em ambas as partes. A criança cobra atenção, os pais desacostumados à demanda pagam com impaciência. Como educar um filho sem recorrer a castigos, gritos e palmadas?
O portal Bolsa de Mulher criou um guia com oito lições práticas para os papais de plantão que desejam ensinar os limites a seus filhos.
Lição 1: O TEMPO PASSADO FORA DE CASA NÃO É JUSTIFICATIVA PARA AFROUXAR OS LIMITES OU MIMAR DEMAIS A CRIANÇA. \"Existem muitas mães que trabalham fora e sabem dar limites para os filhos, além de providenciarem pessoas substitutas (como babás e avós) que seguem as orientações dos pais para garantir uma educação com limites\", afirma a psicóloga Kátia Ricardi de Abreu.\"Quantidade não é sinômino de qualidade, o importante é que o tempo dedicado aos filhos seja exclusivo das crianças. Aproveite para perguntar sobre o dia-a-dia delas e interfira sempre que notar algum comportamento errado\", complementa a pedagoga Renata Monteiro.
Lição 2: PALMADAS E GRITOS NÃO EDUCAM. PREFIRA O DIÁLOGO. \"Palmadas podem parecer o recurso mais eficaz para lidar com a criança, no entanto, costuma refletir a dificuldade dos próprios pais em usar o diálogo\", constata Kátia. \"Não as recomendo como forma de educar pois agressividade gera agressividade\", afirma a psicóloga.Conversar com a criança é o primeiro passo. \"Não adianta gritar ou dar palmadas, pois os pequenos gostam de desafiar os adultos e de medir poder com eles. Além disso, podem achar que a repressão é uma falta de amor dos pais\", alerta Renata. Mas a conversa precisa ter um tom firme para surtir efeito. \"Se o diálogo não for com um conteúdo e um tom firme, a criança vai perceber essa ausência da potência e poderá não acatar as orientações recebidas. Ela só entenderá os limites com o diálogo se este for potente, carregado de amor e firmeza ao mesmo tempo\", ensina Kátia.
Lição 3: DIANTE DE UM \"NÃO\" É PRECISO EXPLICAR OS MOTIVOS À CRIANÇA. \"As crianças precisam e têm o direito de entender o porquê das proibições, pois só assim ela entenderão que aquele ‘não\' ocorre para protegê-la e, portanto, é um ato de amor\", garante Kátia. \"Mas faça explicações breves e simples - na linguagem da criança\", ensina Renata. Se mesmo depois da conversa, ela permanecer sem compreender o motivo da repreensão, uma boa dica é fazê-la se colocar no lugar do outro. \"Pergunte o que ela faria se fosse a mãe ou o pai. Trocar de papéis pode ajudar a verificar se ela tem a noção do certo e errado\", sugere Kátia. Já no caso de crianças menores, que não têm condições de compreender as motivações dos pais, \"não\" é \"não\" e, \"sim\" é \"sim\". \"Se a criança está subindo em um lugar perigoso, por exemplo, e não tem a menor noção do que vai acontecer se cair os pais não têm que conversar, têm apenas que dizer \'desça já daí\'\", ensina Kátia.

Lição 5: PROCURE FAZER A CRIANÇA REFLETIR SOBRE SEU COMPORTAMENTO. Diante de um comportamento errado é importante fazer a criança refletir sobre seu ato a fim de que ele não se repita mais. \"Criar um canto do pensamento onde a criança tenha que permanecer por uns poucos minutos pode ajudá-la a compreender porque seus pais estão chateados com seu compartamento\", sugere a pedagoga Renata Monteiro. A psicóloga Kátia Ricardi de Abreu acrescenta: \"Na maioria das vezes, a criança sozinha não será capaz de refletir sobre seus atos. Ela provavelmente irá pensar em outras coisas. Por isso, esta reflexão deve ser feita em conjunto com os pais, através de uma conversa agradável, onde ambos poderão aproveitar a oportunidade para se aproximarem e manifestarem suas idéias\".



Fonte: http://www.bolsademulher.com/galerias/disciplina-sem-palmadas_galeria-101573.html
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